O dpkg-repack gera um arquivo .deb a partir do pacote que você tem instalado, com todas as configurações correntes. Crie um arquivo .deb de seus programas.


Se você utiliza o sistema operacional Ubuntu ou qualquer outra distro derivada do Debian, muito provavelmente já deve ter precisado instalar um programa em outra máquina que não fosse a sua, porém na hora de copiar... cadê o .deb?

Se você encontrar o programa na Internet, tudo bem, mas e se ele não estiver mais disponível para download? Se você no momento estiver sem acesso a Internet?

Para isso existe o "dpkg-repack".

Este programa gera um arquivo .deb a partir do pacote que você tem instalado, com todas as configurações correntes. Ou seja, quando for instalado o .deb, o pacote já estará configurado da forma que você deixou antes de executar o dpkg-repack em cima dele.

Para instalar é simples, abra um terminal de sua preferência e digite:

$ sudo apt-get install dpkg-repack -y
Para usar, basta fazer o seguinte, no terminal digite:
$ sudo dpkg-repack nome-do-pacote
Exemplo:
$ sudo dpkg-repack chromium-browser

O comando acima criará um pacote .deb no diretório em que você se encontra. A partir daí é só instalar o pacote onde quiser ou deixar armazenado como sendo a última configuração válida dele antes de uma atualização por exemplo.

4 Respostas para “Como recriar .deb a partir de pacote instalado”

Comentar

  • (não será publicado)