Dicas para prevenir os consumidores nesta data tão especial, "Dia das Mães", onde sites e links maliciosos transformam seu presente em um pesadelo.


Hoje utilizamos a internet para quase tudo, e como não deveria ser diferente, muitas pessoas iram deixar para a última hora a compra do presenta da Mamãe, e para aqueles que estão pesando em comprar pela internet temos algumas dicas divulgadas por uma grande empresa de segurança online Kaspersky para você se prevenir e comprar com mais segurança. De acordo com o especialista Fabio Assolini, os consumidores podem se prevenir de não serem enganados com basicamente cinco detalhes na hora de realizar transações na web.

 “O Dia das Mães é o segundo dia com maior número de vendas no ano, portanto é natural que a procura por lojas de e-commerce aumente nessa época. Para piorar, estamos vivendo uma verdadeira epidemia de lojas falsas de e-commerce na internet brasileira. A Kaspersky Lab já chegou a detectar lojas falsas de compras coletivas. Se a pessoa fizer a compra em uma dessas lojas falsas, não receberá o produto e ainda corre o risco de ter o cartão de crédito clonado ao efetuar o pagamento”, alerta Fábio.

Presente

Segundo Fabio uma das formas mais fáceis de enganar o consumidor é com e-mails, então lá vai a primeira dica, devemos ficar ligados nos e-mails recebidos de pessoas desconhecidas e com promoções muito atrativas e principalmente não clicar nos links destes e-mails suspeitos. A maioria destes e-mails pede o numero de cartão para “validar” a participação da “promoção”, dando abertura para o golpista clonar o cartão de crédito.

E como segunda dica de Fabio está à atualização de programas Java, PDF, Flash e outros como também um bom antivírus. Dica numero três, ficar atento a alguns detalhes como um pequeno cadeado na barra de endereço da web para sites que pendem informações pessoais ou financeira lhe da mais segurança, pois garantem uma navegação mais segura seguindo protocolos SSL de codificação de informação.

 “Além disso, quando tiver colocado as mercadorias no seu carrinho de compras virtual, certifique-se de que a página do caixa e do pagamento seja segura. Você saberá se ela é ou não caso a URL da página comece com HTTPS em vez do HTTP comum; um ícone de cadeado também aparecerá normalmente ao lado da URL. Ao vê-lo, clique sobre o cadeado e verifique as informações do emissor do certificado digital. É comum sites falsos de e-commerce não exibirem nenhum certificado digital, portanto, se você não ver isso, não é prudente continuar”, explica Assolini.

Cuidado com o que você instala no computador é a dica numero quatro, é necessário ter atenção a emoticons, barras de ferramentas e aplicações que podem ser infectadas com arquivos maliciosos. O principal problema fica por conta dos spywares, que fazem um trabalho espião no seu computador, coletando hábitos da sua navegação e, assim, exibindo propagandas direcionadas – muitas vezes, com links maliciosos e que vão levar você a páginas onde seus dados podem correr risco.

E a última, mas não menos importante dica de segurança é a de prestar atenção no que você clica nas redes sociais. “Tome cuidado especialmente com as falsas promoções e aplicativos maliciosos distribuídos no Facebook. Com olhos atentos, podemos perceber várias promoções suspeitas. Atualmente a maioria possui a temática do Dia das Mães”, completou Fábio Assolini, analista sênior demalware da Kaspersky Lab.

E você tem alguma dica para compartilhar conosco? Estamos esperando o seu comentário.

Comentar

  • (não será publicado)