Sites responsivos iram ganhar impulso com decreto assinado por Dilma Rousseff, onde zera a alíquota do PIS e COFINS dos smartphones produzidos no Brasil.


Com o objetivo de facilitar o acesso aos smartphones (que tem entre suas funções a conexão com a internet) pelas classes de baixa renda, o Governo aprovou hoje um decreto onde reduz a zero a alíquota do PIS e COFINS nestes dispositivos. Esta medida irá levar ao consumidor uma redução de até 30% do valor se comparado aos aparelhos importados e só entrarão na medida os aparelhos que tiverem custo inferior a R$ 1.500,00 e foram fabricados no Brasil.

A queda dos preços está prevista para a próxima semana, já que ainda falta à publicação de uma portaria com as especificações dos dispositivos móveis que iram se enquadrar nesta medida.

Dentre as características citadas estão o wi-fi, aplicativo de navegação e de correio eletrônico, a tecnologia terceira geração (3G) e quarta geração (4G), sistema operacional que disponibilize kit de desenvolvimento por terceiros, tela igual ou superior a 18 cm2 (centímetros quadrados) e aplicativos desenvolvidos no país, inclusive por terceiros.

Decreto Smartphones

Além de um incentivo para os consumidores, é também a oportunidade das empresas responsáveis pelo desenvolvimento de sites incluírem como requisito mínimo a criação de um layout responsivo.

As empresas que possuem site devem oferecer aos usuários uma pagina de visualização adequada ao dispositivo móvel. O Brasil tem hoje cerca de 65 milhões de smatphones ativos e a expectativa do governo é que esse número chegue a 130 milhões até o ano que vem.

Sua empresa já está preparada para esta realidade? Se tiver dúvidas ou puder colaborar com algum conteúdo, comente!

Comentar

  • (não será publicado)